Abaixo estão relacionados algumas ferramentas que podem ser utilizadas para a gerações de arquivos PDF, assim como alguns exemplos. Ressalto que apenas demonstraremos como criar arquivos do tipo PDF/A que é o padrão aceito pelo TCE-PB.
Ferramentas Sugeridas
Microsoft Word | Paga |
Adobe Acrobat Professional | Paga |
BrOffice | Gratuita |
PDF Creator | Gratuita |
Primo PDF | Gratuita |
Bullzip PDF Printer | Gratuita |
Exemplos
Juntar Arquivos PDF - PDF Split and Merge
Juntar Arquivos PDF - Adobe Acrobat Professional v. 9.0
1ª opção – Converter documento no formato Word para PDF-A:
Abra o arquivo que deseja converter em PDF-A.
Após, selecionar a opção "Salvar como" no menu “Arquivo”.
Escolher a opção PDF ou XPS.
Ao ser visualizada a caixa para salvar o arquivo, clicar no botão "Opções".
Clicar na caixa que informa "Compatível com ISO 19005-1 (PDF/A)".
Clicar no botão OK.
Clicar em “salvar”.
2ª opção – Converter documento no formato OpenOffice para PDF-A:
Abra o arquivo que deseja converter em PDF-A.
Após, selecionar a opção "Exportar como PDF".
Na caixa Opções do PDF, na seção Geral, clique na opção PDF/A.
Clicar no botão “Exportar”.
3ª opção – Utilizando o PDFCreator:
Abra o arquivo que deseja converter em PDF-A.
Após, selecionar a opção "Imprimir".
Na caixa para impressão, selecione como nome da impressora “PDFCreator” e
clique no botão “OK”.
Ao ser visualizada a caixa para salvar o arquivo, clicar no botão "Opções".
No campo “Programa” da caixa “Opções”, clicar em “Salvar”. Ao lado direito,
será possível configurar o “Formato padrão”, selecionando a opção “PDF/A”.
Clicar em “salvar”.