Para ter acesso ao Portal do Gestor é necessário que a pessoa tenha realizado o cadastro presencial no setor de protocolo do Tribunal.
No momento do cadastro a pessoa receberá um login e uma senha que serão utilizados para acessar o Portal do Gestor
Como acessar a tela de login do Portal do Gestor
Acessar o site do TCE-PB (http:/portal.tce.pb.gov.br)
No menu à direita escolher a opção Portal do Gestor
Na tela de Login do Portal do Gestor preencher as informações solicitadas:
Login: o nome de usuário criado no momento do cadastro no protocolo
Senha: no cadastro no protocolo é gerada uma senha para o usuário, que ele pode alterar depois de entrar no Portal do Gestor.
Observar que a senha deve ser digitada exatamente igual ao que foi cadastrado (faz diferença entre maiúsculas e minúsculas).
Se a pessoa esquecer a senha pode clicar na opção Esquecer a senha (ver abaixo)
Captcha e Resposta: o Captcha é um código gerado dentro de uma imagem que deve ser digitado exatamente igual no campo Resposta.
Esse código serve para validar que quem está fazendo login é uma pessoa, e não um programa que fique tentando todas as combinações de senha até acertar.
Se a pessoa não conseguir identificar o código que está escrito basta clicar na imagem que será gerada uma nova imagem com um novo código.
Atenção: se a pessoa errar alguma das informações (login, senha ou resposta do captcha) não conseguirá entrar no Portal do Gestor.
Após 5 tentativas erradas consecutivas o sistema irá bloquear o login, e o usuário precisará esperar 30 minutos para tentar novamente.
Esqueci a senha
Se a pessoa esqueceu sua senha ela poderá clicar na opção Esqueci a senha na tela de Login para gerar uma nova senha.
Após clicar em Esqueci a senha a pessoa será encaminhada para uma tela que solicita o CPF e o e-mail do usuário cadastrado.
O e-mail deve ser o mesmo que foi fornecido no momento do cadastro no protocolo, e o usuário precisa ter acesso a esse e-mail. Se o usuário não tiver mais acesso a esse e-mail (não souber a senha para acesso ao e-mail) será necessário entrar em contato com o protocolo para atualizar o cadastro.
Após preencher o CPF e E-mail o usuário deve clicar em Solicitar Senha.
Depois de alguns minutos será enviada uma mensagem para o endereço de e-mail informado, no seguinte formato:
Sr(a). Usuário Teste,
foi solicitada em 16/03/2016 às 08:06 uma nova senha de acesso ao Portal do Gestor do TCE/PB.
Para confirmar a solicitação clique no link abaixo ou copie e cole o endereço em seu navegador:
https://gestor.tce.pb.gov.br/tramita/login.jsf?confirma_senha=1&codigo=TTIUmjyh0r5526
O navegador abrirá uma nova página onde será possível gerar uma nova senha.
Caso não tenha realizado essa solicitação, por favor ignore esta mensagem.
Portal do Gestor - Tribunal de Contas do Estado da Paraíba - TCE/PB.
Se o usuário não receber a mensagem ele deverá verificar as pastas de Spam ou Lixo Eletrônico do seu e-mail para ver se a mensagem não foi encaminhada para essas pastas, ou aguardar mais um pouco. Se mesmo assim não encontrar a mensagem ele pode acessar novamente a tela de Esqueci a senha e fazer uma nova solicitação.
Na mensagem tem um endereço que o usuário deverá clicar ou digitar no seu navegador (no exemplo: https://gestor.tce.pb.gov.br/tramita/login.jsf?confirma_senha=1&codigo=TTIUmjyh0r5526).
Atenção: o código gerado só é válido por 6 horas. Após esse período o usuário deverá realizar uma nova solicitação através do Esqueci a senha.
Ao clicar nesse endereço a pessoa será direcionada para a página de definição de nova senha:
Após clicar no botão será gerada uma nova senha: